Sobre

O grupo de pesquisa IDEA – Interseções entre Design e Ambiente Construído foi fundado em 2019, e reúne pesquisadores que se preocupam em estudar as relações entre o design, as pessoas e os ambientes no quais habitam, trabalham e produzem. Estamos interessados em compreender as formas de viver dos indivíduos e dos grupos sociais, suas maneiras de perceber as sensações, os elementos físicos e espaciais, assim como os contextos cultural, social, artístico e produtivo nos quais estão imersos.

Geralmente, abordagens de design voltam-se à elaboração de soluções para uma diversidade de problemas complexos, mas também recai sobre a compreensão da identidade dos indivíduos e dos grupos sociais. As tendências em design apontam para abordagens híbridas, que possam integrar diferentes especialidades do conhecimento, com o intuito de ativar a criatividade e permitir a inovação projetual.

Essas abordagens e tendências nos motivam a estudar as interseções entre o design e o ambiente construído, envolvendo também outras áreas do conhecimento que colaborem com a compreensão da vida urbana e as relações entre as pessoas.

O Grupo de pesquisa IDEA está localizado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, no Campus A. C. Simões. É certificado pela UFAL e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.


Quer participar?


<span>%d</span> blogueiros gostam disto: