Design de Artefatos e Ambientes Educacionais
Aborda estudos sobre a compreensão da relação entre o design e a educação brasileira, com foco em estudo teóricos e práticos sobre sistemas, artefatos, linguagens e ambientes educacionais, formais ou não-formais, compreendendo a influência desses elementos sobre o comportamento e o bem-estar dos usuários envolvidos no ato de ensinar e aprender, visando o desenvolvimento de pesquisas que estimulem o aprimoramento da educação com foco em inovação.
Desta linha de pesquisa já foram produzidos livros, artigos, capítulos e teses. que podem ser acessados em:
Projetos importantes desta linha
Livro – Design do ambiente escolar para aprendizagem criativa

Livro de autoria de Thaisa Sampaio Sarmento (FAU/UFAL) e Alex Sandro Gomes (CIN/UFPE) trata da aplicação de conceitos de design em ambientes escolares. Foi publicado pela Editora Pipa Comunicação, em 2019. A discussão sobre Educação, em seus vários aspectos, constitui-se em tema de fundamental importância para Brasil. Este livro vem de encontro à necessidade de conhecer e discutir os múltiplos tópicos envolvidos na concepção e construção de escolas, no panorama brasileiro. Escrito em linguagem clara e objetiva, começa com um breve panorama sobre a evolução das escolas ao longo do tempo, no Ocidente, com destaque para o cenário nacional no período do Modernismo e a contribuição do educador Anísio Teixeira. Aborda a demanda por novas configurações espaciais capazes de abrigar abordagens pedagógicas como as de Montessori e Waldorf, bem como novos enfoques, diante das mudanças que surgiram com adoção de novas tecnologias educacionais.
Arquitetura Escolar para o Século XXI: Anteprojeto arquitetônico do Colégio de Aplicação do Campus A. C. Simões da Universidade Federal de Alagoas (TFG em Arquitetura e Urbanismo)
A implantação de um Colégio de Aplicação na UFAL, configura-se como uma estratégia relevante para contribuir para as carências da educação básica em Alagoas, uma vez que os objetivos de um Colégio de Aplicação compreendem, além de uma formação mais consistente de professores em processo de graduação, uma vivência mais rica em sala de aula, repensando os índices de qualidade e desempenho observados. Os objetivos deste Trabalho Final de Graduação visam responder ao problema de pesquisa definido previamente, que consiste no desenvolvimento do projeto arquitetônico de um Colégio de Aplicação adequado à experimentação de métodos pedagógicos inovadores no contexto de Maceió e da Universidade Federal de Alagoas. Este trabalho busca, também, contribuir com a pesquisa científica sobre a inovação na arquitetura escolar e projetos de Colégios de Aplicação para a realidade do Nordeste brasileiro. Autor: Allan Henrique da Silva Santos. Orientadora: Thaisa Sampaio Sarmento.
Análise de Ambientes Educacionais de Escolas Públicas de Alagoas – Considerações sobre aspectos sociais, culturais e ambientais (Projeto PIBIC 2019 – CNPQ | UFAL | FAPEAL)
A renovação dos métodos pedagógicos, por meio da tecnologia digital encontra uma falta de renovação quanto à configuração dos ambientes de aprendizagem e dos recursos de aprendizagem ativa e centrada no estudante. Conforme dados do Educacenso (2016), em Alagoas existem 317 escolas estaduais em funcionamento. Em Maceió existem 131 escolas municipais, e 109 escolas estaduais. Deste universo, em 2019-2020 a pesquisa pretende realizar estudos de caso em 10 escolas públicas de Maceió, em que ocorrem educação infantil, fundamental e médio de crianças e jovens até 18 anos. Esta proposta de pesquisa visa estudar as relações entre a escola, os estudantes, o contexto espacial da aprendizagem e as ferramentas para uma aprendizagem criativa e compartilhada, alinhada com diretrizes de uma educação contemporânea. Esta pesquisa se interessa pela abordagem holística do problema educacional, numa linguagem própria da interface entre o Design e a Arquitetura, pois considera a importância de compreender todos os elementos que envolvem os usuários, na realização de suas atividades – considerando os contextos social, cultural e ambiental. Orientadora: Thaisa Sampaio Sarmento. Bolsista: Maria Amanda Alves. Colaboradoras: Gabriella Canuto, Wemilly Soares, Heloíse Nascimento e Allan Henrique dos Santos (Projeto aprovado em parceria com Grupo de Pesquisa GECA /FAU/UFAL).