Projeto Novo Museu Théo Brandão

O Museu Théo Brandão vem passando por um processo de reformulação de seus espaço físico. Este amplo estudo foi denominado como “Complexo Novo Museu Théo Brandão”, que tem o objetivo de restaurar o edifício histórico, construir um anexo e renovar o projeto expográfico do Museu Théo Brandão (MTB) da Universidade Federal de Alagoas.

A equipe do IDEA vem atuando no sentido de elaborar o projeto arquitetônico do edifício anexo – Tânia de Maya Pedrosa. O trabalho foi iniciado em janeiro de 2022, e está previsto para ser concluído em dezembro de 2023, quando a equipe composta pela professora Thaisa Sampaio Sarmento e as estudantes de pós-graduação (PPGAU – UFAL): Jéssica Pereira, Joiciane Santos e Aryane Alcântara irão entregar à Direção do MTB o material projetual completo a fim de encaminhamentos institucionais.

O Edifício Anexo “Edf. Tânia de Maya Pedrosa”, do Museu Théo Brandão terá 4 pavimentos distribuídos em 2.500 m2, contendo salas expositivas, educativas e de eventos, que irão divulgar, tratar e expor a cultura alagoana, e ainda um espaço exclusivo para abrigar a coleção de Tânia Pedrosa. Está previsto um atelier do fazer artístico alagoano, para trazer os mestres da cultura popular para disseminar seus ofícios para o público interessado, e haverá também um espaço para a pós-graduação em Práticas Culturais Populares.

Quer conhecer mais? Veja o material de divulgação!

Lançamento de livro: A MEAC de Vilma Villarouco

o Grupo de pesquisa IDEA tem a grande satisfação de lançar o livro : A MEAC de Vilma Villarouco: Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído, pela editora CRV, em 2022.

Com a autoria de Nicole Ferrer, Thaisa Sampaio Sarmento e Marie Monique Paiva, este livro se insere na área de Ergonomia, subárea de Ergonomia do Ambiente Construído.

A MEAC – Metodologia Ergonômica para o Ambiente Construído foi pensada e aprimorada ao longo dos últimos 20 anos, pela Prof.a Drª Vilma Villarouco (ErgoAmbiente/UFPE), como uma metodologia que pudesse avaliar o ambiente construído, sob esta ótica. Muitos trabalhos de graduação, mestrado e doutorado, orientados por ela, aplicaram a MEAC em diferentes tipologias arquitetônicas e com diversos usuários, gerando uma vasta publicação científica.

Este livro nasceu com o intuito de registrar esse legado e também de servir como guia metodológico para pesquisadores que desejam compreender como aplicar a MEAC em suas pesquisas.

As vendas estão disponíveis no site da editora CRV.

Projetar o ambiente construído com base em princípios ergonômicos

A ergonomia busca compreender a dimensão humana e suas características, para que a projetação de edificações ou de ambientes esteja adaptada ao indivíduo e, como consequência, os métodos ergonômicos se aproximam do usuário, quando da avaliação de suas satisfações e insatisfações, em busca de respostas para os problemas do processo projetual (FALCÃO e SOARES, 2011).

Mais que uma adequação técnica, ao se falar de projeto, ativa-se um modo de pensar sobre um uso futuro, portanto, a ergonomia aplicada ao projeto busca antecipar respostas aos problemas que, frequentemente, não são percebidos durante o processo projetual. Tais falhas e problemas despercebidos podem ter origens diversas, com especial atenção à pouca aproximação dos projetistas com os usuários finais, e até mesmo a uma idealização do futuro usuário, enquanto indivíduo médio ou padronizado.

Além de uma preocupação humana e inclusiva, pesquisas em ergonomia também tangenciam as questões de conforto ambiental e de usabilidade das edificações e dos ambientes urbanos, sem desmerecer o fator humano ao propor intervenções em espaços existentes, e até mesmo em projetos de novos ambientes.

Leia mais em:

Maratona on-line Ergonomia do Ambiente Construído

O Grupo de pesquisa IDEA realizará uma maratona on-line de 04 lives com especialistas em ergonomia do ambiente construído, nos dias 30/06 a 03/07, das 16h às 18h. A organização do evento on-line é das professoras Thaisa Sampaio Sarmento (FAU/UFAL) e Vilma Villarouco (UFPE/UFC), que debaterão os temas com os convidados: Lourival Costa Filho (PPG-Design/UFPE), Ana Paula Costa (Ministério da Economia/PE), Maiana Cunha (Uninassau – Recife) e Marie Monique Paiva (UFPE).

A transmissão será gratuita no YouTube no Canal ProgradUFAL. Será fornecido certificado de participação aos inscritos no formulário.

Gendered Design in STEAM

Fomos selecionadas para o programa “Gendered Design in STEAM” (ciência, tecnologia, engenharia, arte e matemática) para países de baixa e média renda (LMICs) financiado pelo International Development Research Center e gerenciado pela Carleton University, no Canadá.

Nosso projeto “Technologies for another form of construction: experience in construction by female integrants of popular housing movements (Tecnologias para outra forma de construção: a experiência construtiva das mulheres em movimentos populares de habitação)” foi selecionado junto a mais outras 8 propostas em toda América Latina.

A equipe integra pesquisadoras arquitetas, engenheiras e designers (todas mulheres) de diferentes universidade dos país: Diana Helene, Flávia Araújo, Thaisa Sampaio e Eva Rolim (FAU/UFAL); Jessica Lima (CTEC/UFAL); Amanda Azevedo Nunes (NIDES/UFRJ); Kaya Lazarini (FAU/USP); e Bruna Vasconcellos (UFABC).