
O ENEAC 2024 – X Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e XI Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral ocorreu de 11 a 13 de setembro de 2024 na cidade de Maceió, tendo sido organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, em parceria com o IFAL e o CAU – AL.
Tendo percorrido uma grande variedade de cidades e estados brasileiros, ao longo dos últimos 20 anos de existência, o ENEAC 2024 ocorreu de 11 a 13 de setembro de 2024, na modalidade totalmente presencial, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso na cidade de Maceió, Alagoas.
A organização local do evento foi feita pelas duas maiores instituições de ensino superior de Alagoas: a UFAL – Universidade Federal de Alagoas e o IFAL – Instituto Federal de Alagoas, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas – CAU/AL, conta com o apoio da SECTI – Secretaria do Estado, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação de Alagoas, do IPLAN – Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maceió.
A programação do evento foi voltada a realização de 44 atividades presenciais, com palestras, mesas redondas, oficinas e apresentações de trabalhos de estudantes, professores e profissionais nas duas grandes temáticas do evento: Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade Integral.
Caracterizando-se como um importante fórum nacional voltado para fomentar as iniciativas ao debate e às pesquisas desenvolvidas nos campos da Ergonomia e da Acessibilidade, o ENEAC assume grande relevância social, enquanto oportunidade ímpar para a apresentação e discussão de ideias relativas à promoção da inclusão social e ambiental, com foco nas relações entre o ambiente construído e seus usuários.
O ENEAC 2024 recebeu um número recorde de 144 trabalhos de todo o país em ENEACs, que foram submetidos como artigos completos, foram selecionados 136 para participação no evento, dos quais 91 assumiram a forma de apresentações orais e 42 corresponderam a pôsteres.
Ressalta-se o apoio nacional do CNPq, da Capes, da FAPEAL e da ABERGO, bem como o apoio local de Casas Jardim, Suvinil, Centro de Terapia Multidisciplinar e Escola Cecília Meireles, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Ministério Público Estadual de Alagoas, Nobre Coffee, Pinacoteca Universitária da UFAL, Ritz Plazamar Hotel, Escola Estadual Cyro Accioly e Toca do Calango Restrobar. Destaca-se também a decisiva colaboração dos membros do comitê científico e organizador, dos nossos alunos e bolsistas, além da adesão da comunidade científica brasileira de Ergonomia do Ambiente Construído e Acessibilidade Integral, que nos enviaram seus textos e se inscreveram para participar, colaborando também na avaliação dos artigos submetidos para tornar esta edição do evento possível.
Para ler o trabalhos publicados nos anais do evento, podem acessar o link da plataforma Blucher.
