
A pesquisa de mestrado de Valéria Rodrigues Teles intitulada DO ESCRITÓRIO PARA A SALA DE AULA: MODELO TEÓRICO PARA DESIGN DE INTERIORES foi apresentada em janeiro de 2025. A pesquisa se debruçou sobre o tema do ensino e aprendizagem em Design de Interiores.
A autora descreve sua pesquisa da seguinte forma: Considerando a complexidade dos processos de projeto em design de interiores, senti necessidade de questionar sua natureza e aplicações, assim como as etapas e ferramentas utilizadas no desenvolvimento dos projetos.
No contexto do design de interiores, muitas vezes se assume que os profissionais são naturalmente criativos, o que pode levar a uma desvalorização da complexidade e do nível de detalhamento desses processos.
O objetivo principal desta pesquisa de mestrado foi propor um modelo teórico
para o design de interiores, baseado na observação das práticas projetuais de
profissionais atuantes no mercado de trabalho em Alagoas.
A metodologia adotada consistiu na análise de entrevistas semiestruturadas e protocolos verbais com profissionais da área, cujos dados foram submetidos à análise de conteúdo de Bardin e relacionados aos conceitos e teorias da revisão de literatura. Como resultado, apresenta-se um modelo teórico para design de interiores estruturado em etapas sequenciais que contempla os aspectos técnicos e subjetivos do design de interiores, integrando teoria e prática.
Com isso, a pesquisa contribuiu com estudantes e profissionais do campo de pesquisa nos processos de projeto, apresentando métodos consolidados e inovadores, visando a obtenção de resultados mais assertivos, com foco na satisfação e qualidade de vida do usuário, além de contribuir para o ensino da metodologia de projeto.
O trabalho completo pode ser acessado no repositório da Ufal.
